O que é um tênis para corrida responsivo?

O termo responsivo é algo bastante ouvido ultimamente em reviews, avaliações e descrições das próprias marcas para se tratar de tênis para corrida. Mas, afinal, você sabe o que é um tênis responsivo? Por mais que pareça uma palavra descritiva, ele está muito ligado ao desempenho, e é nesse ponto que ele se foca.

Um tênis responsivo abrange, em sua maior parte o mizuno prophecy, a categoria de performance. Ou seja, o tênis mais rápido e que possui menos contato com a superfície. Dessa forma, o tênis vai “bater” no chão e imediatamente terá uma resposta extremamente rápida para o corredor. Diferentemente de um tênis mais macio, esse tênis não aterrissará no chão. Será apenas o contato e a resposta.

Esse é o sinônimo básico para responsivo: a resposta. Uma resposta rápida de contato entre solado do tênis e superfície caracteriza um tênis responsivo. Agora, aquele tênis que aterrissa, o corredor sente a maciez do calçado e então depois a resposta, trata-se de um tênis nada responsivo. Esses modelos são geralmente compostos pelos tênis da categoria amortecimento, que, em sua grande maioria, proporcionam o conforto da pisada e nenhum impacto para o corredor.

A preferência varia segundo os corredores. O tênis de performance e responsivo está muito ligado às corridas rápidas, como de 5 quilômetros, 10 quilômetros ou 15 quilômetros. Ele dá a sensação de o corredor “estar voando”, pois a resposta é bastante rápida. A batida no chão é seca, e isso auxilia para que o corredor tenha uma qualidade e diminua seu tempo.

É possível ser tênis responsivo e macio?

Sim, é possível. Muitas marcas, inclusive, estão adotando esta nova fórmula. De forma a buscar adequar performance à maciez. Muitos modelos têm chegado às lojas abusando das entressolas macias – e por ora robustas – sem descuidar da responsividade do calçado. A performance não diminui, e assim a responsividade segue sendo uma característica, mesmo com o tênis também abrangendo a categoria amortecimento.

Um exemplo de tênis responsivo ideal para performance e bastante macio é o Asics Dynaflyte. O novo modelo da Asics buscou adequar os dois extremos, trazendo a responsividade de um amortecimento de rápida resposta, com a maciez de uma espuma que evitasse impacto no contato entre solado e superfície.

O segredo está totalmente na entressola do calçado. Um exemplo rápido a se pensar quando se abrange tênis nada responsivos são os mizuno prophecy ou a linha Ultra Boost da Adidas. Extremamente confortáveis, estes calçados ainda assim acumulam muito tempo de resposta, já que suas entressolas robustas entram em contato com o chão e demoram a promover a resposta que o corredor rápido exige.

Dessa forma, o calçado, para ser responsivo, precisa abranger a resposta rápida, a batida seca e a maciez quase nula na pisada. É uma característica voltada às corridas rápidas, para os corredores que desejam realmente diminuir o seu tempo e aumentar seu desempenho. Por isso, para concluir, responsividade é o tempo de resposta. Quanto menor o amortecimento, maior a responsividade, devido ao maior tempo de resposta do calçado em contato com o chão.