Joseph Pilates

Durante este tempo na prisão, ele começou a desenvolver intensamente seu conceito de um sistema integrado e abrangente de exercício físico, que ele mesmo chamou de “Contrologia”, baseado no controle da mente sobre os músculos.

Os exercícios são focados nos músculos do centro do corpo de 21, que ajudam a manter o equilíbrio e estabilizam a coluna vertebral.

A técnica de Pilates promove a consciência da respiração e da postura.

Após o período no campo de concentração, Joseph voltou para Alemanha e posteriormente migrou para os Estados Unidos, como dito anteriormente.

O cenário de uma cidade moderna como Nova York, com avenidas ocupadas por automóveis e pessoas apressadas com suas tarefas profissionais, despertou a atenção de Pilates.

Ele observou que o homem e o seu corpo estavam perdendo cada vez mais suas funções para o conforto ofertado pela tecnologia.

Em seu segundo livro, Return to Life Through Contrology, Joseph Pilates descreve o perfil do homem moderno:

Devemos escolher com sabedoria o nosso padrão de vida na era moderna, que inclui constantes lutas selvagens, como empurrões, aglomerações e pressa para tudo.

Esse ritmo acelerado é claramente refletido em nossas funções diárias, como a maneira de se posicionar, ficar em pé, andar, sentar, comer e até mesmo falar, que resulta em uma situação crônica no limite da manhã à noite.

Muitas vezes acabamos nos privando de nosso sono tão necessário.

Joseph Pilates que ajudou a Olívia Andriolo criar o Corpo de 21

Ao longo da sua carreira de 38 anos como Diretor de Cultura Física, ele desenvolveu uma lista de clientes com bem mais de 2.000 alunos, incluindo celebridades, artistas famosos, escritores, membros da realeza e do New York “high society”.

Suas aulas eram elaboradas a partir da necessidade de seus alunos, muitas vezes utilizando recursos para adaptações aos exercícios que conseguiam promover uma verdadeira reeducação dos movimentos, identificando os limites e as necessidades da anatomia humana.

Hoje, Joseph Pilates nos deixa um legado de mais de 80 anos. Com dedicação e competência, ele ultrapassou a barreira de seu tempo.

Apesar de ter vivido em uma época de pouco avanço em estudos científicos sobre a prevenção e tratamento não farmacológico para diversas doenças, como as ortopédicas e as doenças crônicas não transmissíveis.

Seu trabalho era reconhecido na sociedade artística como um trabalho eficiente, que promovia maior performance em suas atividades profissionais, além da saúde e o bem estar.

O método Pilates é conhecido em todo o mundo e seus benefícios são estendidos a todas as pessoas, de idades, tamanhos e condições físicas diferentes e apesar de Joseph e Clara não terem tido filhos, seu legado e as técnicas de exercícios foram preservados por seus seguidores, responsáveis por difundir o método, tais como Lolita San Miguel.